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Versão até março de 2023
Manual Plano Basic
Saiba como personalizar ainda mais a sua página para transmitir confiança e comprovar a existência da sua empresa para quem te procura no Reclame AQUI. Com isso, você melhora seu posicionamento e potencializa a experiência dos consumidores e futuros clientes.


Veja como fazer isso pelo manual do Plano Basic!
O Plano Basic do Reclame AQUI tem muitas vantagens para quem quer se diferenciar da concorrência. Olha tudo o que você tem direito:
Área da empresa
Para usufruir dos benefícios do Plano Basic e iniciar sua personalização, acesse o site Reclame AQUI e entre normalmente em sua conta pela Área da Empresa com seu login e senha.

Caso você tenha esquecido sua senha de acesso para a Área da Empresa, clique AQUI para redefini-la.
Ao entrar na área da empresa, aparecerá o menu à esquerda com todas as suas opções disponíveis de personalização.
Neste painel, você também poderá conferir outras opções de personalização e seus benefícios. Caso você queira usufruir de algumas destas vantagens que não estão no seu plano, entre em contato com a gente pelo seu suporte exclusivo, clique AQUI ou fale diretamente com a gerente da sua conta.
Conteúdo permitido
Primeiramente, é importante saber que a página da empresa aceita todo conteúdo que promova a comunicação entre a sua empresa e o consumidor.

Para isso, precisamos de algumas regras sobre o tipo de conteúdo que você pode e não pode postar na página da empresa:
O que você PODE postar na sua página:
  • Conteúdo institucional em texto e em vídeo: o que a empresa faz, quais são as suas missões e valores;
  • Detalhes sobre os seus canais e horários de atendimento, no local específico para contato;
  • Destacar as suas redes sociais;
  • Disponibilizar o selo da RA Verificada;
O que você NÃO PODE postar na sua página:
  • Divulgação e promoção de produtos (com exceção para clientes Premium da RA Brand Page);
  • Divulgação de prêmios e/ou títulos como “maior empresa”, “melhor empresa”, entre outros, sem a fonte;
  • Discursos de venda nas imagens de capa e descrição da empresa, como “Contrate aqui”, “Compre agora”, etc. (Disponível apenas para clientes Premium RA Brand Page)
  • Conteúdo que difama imagem do ReclameAQUI ou de outras empresas;
  • Conteúdo que cite diretamente, de forma ofensiva e comparativa, o nome de outras empresas;
  • Conteúdo de outras empresas do grupo e/ou parceiras;
  • Conteúdo direcionado a pessoas ou casos específicos;
  • Conteúdo de cunho apelativo, como linguagem inadequada, vulgar, depreciativa ou que incite a violência, o que inclui linguagem de natureza racista, discriminatória, sexual ou obscena;
  • Conteúdo ilícito contrário à disposição da legislação brasileira;
  • Propaganda enganosa e abusiva, conforme artigo 37 do CDC;
  • Conteúdo com restrição de faixa etária sem deixar clara a informação desse impeditivo;
  • Conteúdo político, ideológico e conteúdo religioso que insulte toda e qualquer religião e liberdade religiosa;
  • Incentivo do uso de canais externos ao Reclame AQUI nas postagens e demais conteúdos originados pela empresa.
    Ex: incluir qualquer canal de atendimento, como telefones, SAC, e-mail, site, fale conosco, redes sociais, entre outros, na imagem de capa, avisos importantes, FAQ, descrição ou vídeos.
  • Inclusão publicidade que faça garantias de que o cliente não passará por contratempos. Ex: “Compre com a gente e não tenha dor de cabeça”.
Dicas de conteúdo
O seu perfil no Reclame AQUI é uma oportunidade de conversar com o seu consumidor e impactar os futuros clientes. Por isso, comunicar-se corretamente com essas pessoas vai transmitir mais confiança e fortalecer sua marca, gerando, mais engajamento, potenciais novos negócios e até reter uma reclamação.

Confira algumas dicas de conteúdo e abordagem para a sua página. Lembrando que você mesmo gerencia o que entra e o que sai da sua página por meio da sua Área da Empresa no Reclame AQUI.
O objetivo da sua página
O usuário do Reclame AQUI que acessa a sua página da empresa está construindo uma relação de confiança com a sua marca. Por isso, aproveite esse espaço para mostrar seu atendimento, com resoluções ágeis e assertivas, além de comprovar a existência da sua marca.
Fale com o consumidor
É muito importante que o consumidor sinta que você está falando diretamente com ele e não postando conteúdo genérico dentro do Reclame AQUI. Converse de igual para igual, sem usar linguagem rebuscada.
Humanize a sua empresa e aproxime seu consumidor
Você pode postar um vídeo destacando sua estrutura, sua missão e seus valores. Outra coisa: os consumidores adoram conhecer o “backstage” das empresas, então que tal falar um pouquinho e postar uma foto dos setores do seu negócio?
Minha página
É por meio da aba “Minha página" que você editará todas as informações institucionais da sua empresa. Separamos algumas dicas de uso de cada item para aproveitar ao máximo a sua página.
Logo da empresa
Selecione uma imagem de até 2Mb de tamanho e JPEG ou PNG de extensão. A imagem ficará redonda no site.

Dica: Ao selecionar o arquivo utilize a edição de logo para definir a melhor imagem que irá ser salva, você pode fazer isso com a ajuda do editor selecionando o melhor detalhe, aumentando ou diminuindo a imagem que você deseja.

Atenção! Assim que terminar, clique em “salvar alterações” para confirmar as alterações.
No menu da Logo da Empresa, siga todas as orientações técnicas, como definição de tamanho de arquivo e resolução da imagem.

Extensão da imagem:
JPEG ou PNG

Tamanho: 2Mb
Imagem de capa da página da empresa
Você pode incluir a capa nas versões desktop (computador) e mobile (celular), só não esqueça que são permitidos apenas informações institucionais.

Centralize o conteúdo na imagem e evite posicionar conteúdos relevantes nos lados da imagem de capa. As informações poderão ser cortadas dependendo do tamanho do monitor que o consumidor usa para acessar a sua página.

DESKTOP
Extensão da imagem:
JPG ou PNG
Resolução: 1920x250px
Tamanho máximo: 2Mb

Template para criação (Photoshop)

MOBILE
Extensão da imagem:
JPG ou PNG
Resolução: 768X105px
Tamanho máximo: 2Mb

Template para criação (Photoshop)
Dica 1: Em 2022, de janeiro a setembro, 72% dos acessos do Reclame AQUI foram via mobile. Por isso, não deixe de acrescentar a imagem de capa por lá também!

Dica 2: Priorize conteúdo visual ao invés de textos longos. Lembre-se de que existem campos específicos para você divulgar seus canais de atendimento, por isso, não serão permitidos incluir informações como telefone, e-mail, SAC, site ou “Fale Conosco” e conteúdos promocionais na imagem de capa da página.

Dica 3: Disponibilizamos alguns modelos personalizados para na aba templates, em que você poderá escolher entre os modelos padrões ou no banco de imagens disponível. Você pode utilizar uma imagem diferente para cada dispositivo mobile ou desktop.

Ainda ficou com alguma dúvida? Clique AQUI
Descrição da empresa
Crie e disponibilize uma descrição institucional de até 200 caracteres sobre o que é sua empresa e o que ela faz. É só acessar nesse link.

Na área da empresa você encontra essa página em Área da Empresa > Personalização > Minha Página > Descrição da empresa.

Dica: Não use este espaço para divulgar seus canais de atendimento. Você já tem um local totalmente dedicado para isso na página da empresa.

Atenção! Não esqueça de salvar as alterações no final da página.
Vídeo da empresa
Você conseguirá colocar um vídeo da sua marca dentro da sua página. Serão permitidos vídeos institucionais, de lançamentos ou de campanhas sazonais que estiverem hospedados no YouTube e no Vimeo.

Para acrescentar um vídeo acesse esse link. Por lá, você poderá colocar o link do vídeo que deseja e já colocar o CTA nesse conteúdo. Não esqueça de clicar em “salvar alterações” quando terminar.

Na área da empresa você encontra essa página em Área da empresa > Personalização > Minha página

Aproveite este espaço para se apresentar para os milhares de consumidores que acessam o Reclame AQUI todos os dias, colocando um conteúdo que apresente a sua empresa, a sua equipe ou o que você faz.
Meu endereço
Você também pode informar e deixar público as informações de CNPJ da empresa. Para isso, basta incluir o CNPJ acessando esse link.

Na área da empresa você encontra essa página em Área da empresa > Personalização > Meu endereço
O Reclame AQUI realiza uma busca do CNPJ com base na Receita Federal e apresenta automaticamente o endereço que está no cartão do CNPJ. Após você confirmar (mandaremos um e-mail para o endereço cadastrado no seu cartão do CNPJ), você pode optar em deixar o endereço público na sua página do RA.
Dica: Você pode ver como fica a visualização na sua página clicando no ícone ao lado da frase: “Exibir endereço publicamente na minha página".
Meus contatos
Para adicionar seus contatos, acesse esse link.

Este é o espaço para você informar seus principais canais de atendimento!

Na área da empresa você encontra essa página em Área da empresa > Personalização > Meus Contatos
Site da empresa

Coloque neste espaço até dois links, direcionando um para a página principal de seu site e outro para a página de atendimento. Clique em “salvar alterações” ao terminar.

Dica: é importante manter o https:// ou http:// no link para que ele seja inserido com sucesso.

Telefones da empresa
Você poderá incluir até 3 telefones da empresa nesta parte, que serão exibidos na página da empresa. Além disso, é possível nomear o canal e editar também o horário de atendimento.

Em “Telefone”, clique em “editar” para incluir o número, depois em “salvar”.

Clique em “adicionar novo contato” para incluir o número, inclua o canal de atendimento e o horário de atendimento, se desejar. Depois clique em  “salvar as alterações”.
Redes sociais
Sua marca poderá incluir link para até 5 redes sociais, conforme imagem abaixo. Para adicionar, basta liberar o campo e inserir o link da rede social. Não esqueça de salvar em “salvar alterações”.

Dica: é importante manter o https:// ou http:// no link para que ele seja inserido com sucesso.
Selo RA Verificada
O Selo RA Verificada foi criado para comprovar a existência e o funcionamento dos canais de atendimento das milhares de empresas cadastradas no Reclame AQUI. Para tê-lo, a empresa passa por uma auditoria interna e só recebe o Selo se as verificações estiverem de acordo.

No Plano Basic, o Selo RA Verificada é uma das funcionalidades disponíveis. Mas vale ressaltar que as empresas que não passarem nesta auditoria contarão somente com as funções de personalização do Plano Basic do RA.

O que é verificado pelo Reclame AQUI?
O Reclame AQUI, por meio de uma equipe de auditoria, analisa vários pontos para garantir a existência da empresa e de seus canais de atendimento. A lista de verificação é a seguinte:
  • Nome fantasia e razão social;
  • Data de fundação;
  • Tipo de sociedade;
  • Situação fiscal;
  • Canais de Atendimento (e-mail, telefone, site, chat, etc);
  • Localização;
  • Regularidade de inscrição no CNPJ;
  • Ramo de Atividade;
  • Protestos;
  • Cheques sem fundo.
Atenção!
A auditoria é mensal, então, para que a empresa mantenha o Selo RA Verificada exposto tanto no Reclame AQUI quanto em seu site oficial, é importante manter a qualidade e o funcionamento dos critérios já citados acima todos os meses.

Além disso, é realizada a suspensão do Selo RA Verificada da página da empresa no Reclame AQUI e no site oficial da empresa se a mesma passar a ter reputação “Suspensa”, Em Análise, Ruim ou Não Recomendada nas abas de 6 e 12 meses.
Como compartilhar o Selo RA Verificada?
O Selo RA Verificada é exposto automaticamente na página da empresa no Reclame AQUI depois de passar pelo processo de auditoria. Além disso, existe também a opção de divulgar o Selo em outros canais de comunicação da marca (site, e-mail marketing, etc).

Na área da empresa, você encontra essa página em Área da empresa > Produtos > Meus produtos > Selo RA Verificada > Compartilhar Selo

Você encontra a opção de compartilhamento do selo nesse link.
Após aceitar os termos, ficará disponível o código para ser inserido no site da sua empresa.
Auditoria
O RA Verificada faz uma auditoria mensal da sua empresa, verificando se os canais de atendimento que você cadastrou para verificação estão ativos e sua saúde financeira está em dia.

É possível acompanhar o status da auditoria e a disponibilidade do seu selo de empresa verificada acessando esse link.

Dica: é possível analisar o relatório financeiro da auditoria em detalhes, todos os meses. Assim você ganha um controle refinado da saúde financeira da sua empresa.
Dados cadastrais
Os dados informados neste campo serão utilizados na auditoria e no contato com a sua empresa. Pelo menos 2 tipos de canais de atendimento diferentes devem ser preenchidos.  Caso queira alterá-los, entre em contato com a gente pelo suporte exclusivo, acessando esse link.
Assinatura e cobrança
Os dados de assinatura e cobrança informados abaixo foram preenchidos no momento da aquisição do Plano Basic do Reclame AQUI. Caso queira alterá-los, entre em contato com a gente pelo suporte exclusivo, acessando esse link.
Meus e-mails
Ao acessar a área da empresa você poderá configurar os e-mails das pessoas responsáveis por cuidar da página da empresa no Reclame AQUI, do setor de atendimento e de marketing. Esses contatos vão receber alertas, notificações, conteúdos e novidades do Reclame AQUI. 
Para adicionar os e-mails, clique em Configurações > Meus e-mails
Primeiro passo adicione os contatos das pessoas responsáveis pelo atendimento, marketing e responsável da empresa para receber conteúdos importantes:
Próximo passo, coloque os e-mails de até 3 pessoas responsáveis pelas áreas da sua empresa:
Coloque os e-mails de até 3 pessoas que precisam receber os conteúdos, notificações e informações atualizadas das reclamações:
Por último, deixe o e-mail de até 3 pessoas para receber informações de monitoramento das suas reclamações e como está o status da sua página, se o volume de queixas está em alerta, em ponto de atenção ou dentro da normalidade. 

Toda vez que sua empresa estiver em estado de Alerta, você pode receber um email informativo com a quantidade de reclamação e porcentagem do aumento.
Pesquisas com usuários
As empresas que contratarem o Plano Premium poderão conhecer melhor seus visitantes por meio de uma pesquisa realizada na Brand Page da marca!
Como funciona?
  • Antes de mais nada, é necessário que a marca entre em contato com o Reclame AQUI para solicitar a opção de fazer pesquisas, pelo e-mail: meajuda@reclameaqui.com.br
  • Não esqueça de enviar para o e-mail as perguntas da pesquisa. Vale lembrar que as perguntas são validadas por nossa equipe.
  • Serão disponibilizadas 2 pesquisas no período de até 12 meses;
  • Para cada pesquisa, é permitido incluir até 3 perguntas;
  • As empresas NÃO poderão solicitar nenhum dado pessoal no conteúdo das pesquisas.
Dica: use as pesquisas para entender, por exemplo, como se comportam os consumidores que visitam a sua marca no Reclame AQUI.
RA Trustvox
O Reclame AQUI passou a disponibilizar para as empresas que utilizam Trustvox a opção de exibir seus reviews sinceros dentro da Brand Page.

Se você é uma empresa que já possui os reviews da Trustvox, e quer exibi-los em sua página do Reclame AQUI, basta contratar qualquer um dos planos da Brand Page.

Aproveite as visitas e visualizações do Reclame AQUI para exibir todos os reviews da sua empresa!

Caso você ainda não tenha contratado a Trustvox, entre em contato com nossa equipe para ter mais informações sobre a plataforma!

Importante: se você ainda não tem reputação no Reclame AQUI ou ainda não é cadastrado no site, é necessário que a sua nota geral da Trustvox esteja a partir de 4.7 para ter uma Brand Page.
Como você pode postar?
Os seus avisos importantes, dúvidas frequentes, explicações sobre outros serviços e afins, podem ser postadas de duas formas dentro da sua Brand Page:
Restrições de reputação
Quem pode contratar o Plano Basic?
  • Empresas com reputação Regular, Bom, Ótimo e Selo RA1000 na aba de 6 meses
  • Empresas Sem Índice que estiverem respondendo ao canal regularmente
  • Empresas com a reputação “Suspensa”, Em análise, Ruim e Não Recomendada não podem contratar este plano
* A aba de reputação padrão do Reclame AQUI é a de 6 meses. Porém, as empresas sem índice na aba de 6 meses, mas que possuem reputação na aba de 12 meses, apresentam por padrão a aba de 12 meses.

** Caso a empresa durante a vigência do contrato tiver queda de reputação para reputações
Ruim e Não Recomendada o produto terá funcionalidades suspensas.

*** Caso a empresa se torne Em análise ou tenha sua reputação “Suspensa”, terá seu produto interrompido até a normalização da reputação.
Políticas de uso
Fique por dentro das políticas de uso do Plano Basic, que tem validade durante todo o período de vigência do contrato.

1.
Caso a reputação da empresa venha a ser Ruim ou Não Recomendada (baseada na aba de 6 meses), não será disponibilizada a funcionalidade de “Vídeo” e exibição do selo de certificação RA Verificada, e fica facultado ao Reclame AQUI o direito de cancelar o contrato sem aviso prévio por decisão unilateral; Serão elas:
  • Ao retirarmos qualquer funcionalidade, será encaminhado um aviso para o e-mail cadastrado da empresa no Reclame AQUI (o mesmo e-mail utilizado para receber as reclamações dos consumidores).
  • Caso a empresa recupere os bons índices de reputação, também receberá um e-mail com um aviso sobre a recuperação das funcionalidades. Nesse caso, as funcionalidades voltam em até 24 horas.
  • Caso queira trocar o e-mail cadastrado no Reclame AQUI, dentro da Área da Empresa, vá em “Configurações” e depois clique em “Meus e-mails” para fazer as alterações.
2. Caso a empresa venha a ficar com a reputação “Em Análise” ou “Suspensa” durante a vigência do contrato, ocorrerá a suspensão do produto até toda a situação ser solucionada. Fica autorizado ao Reclame AQUI o direito de cancelar o contrato sem aviso prévio por decisão unilateral. Quando a reputação for recuperada, as funcionalidades liberadas estão relacionadas às regras do plano contratado;

3. Caso a reputação da empresa venha a ter a reputação “Suspensa” ou se torne Ruim, Não Recomendada ou Em Análise, a certificação do RA Verificada não será exibida publicamente caso a empresa tenha o selo aprovado;
4. As mesmas regras que são aplicadas hoje para o RA Verificada serão mantidas para determinar se a empresa terá ou não o selo de certificação.
5. O Plano Basic é um auto serviço, que por meio de uma contratação via checkout, destinada apenas para empresas que possuem até 10 mil visualizações (pageviews) nos últimos 12 meses. Lembrando que 'pageviews' é a quantidade de visualizações de todos os usuários que acessam a página da empresa.  
Caso a sua empresa ultrapasse este volume, será realizado um contato do nosso time comercial oferecendo outras condições de planos, valores  e contratações.
Mais soluções para valorizar sua marca dentro do Reclame AQUI

RA Trustvox - Reviews no Reclame AQUI

Trazer a opinião dos seus clientes para dentro do Reclame AQUI pode ser um diferencial enorme para sua página. Coloque os reviews verdadeiros sobre sua empresa dentro do maior site de relação de consumo da América Latina e aproveite o tráfego que sua marca recebe para colocar experiências verdadeiras que podem ajudar no seu processo de venda.

Conheça mais sobre a Trustvox AQUI.

RA API

Integre os dados dos consumidores que reclamam sobre empresa dentro do seu sistema, responda e construa uma inteligência de dados. As informações sobre eles podem te ajudar a entender os motivos de insatisfação ou de pesquisa sobre sua marca.

Conheça mais sobre o RA API AQUI.

RA HugMe

O mais completo software de atendimento e monitoramento de Reclame AQUI e Redes Sociais. Com ele você pode responder seus consumidores onde quer que eles estejam e ainda fazer uma análise de dados para entender quais seus principais problemas, quantos elogios você recebe. saúde da marca e muito mais.

Conheça mais sobre o RA HugMe AQUI.