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Manual Brand Page
Aproveite as visitas e visualizações da sua página para melhorar o relacionamento com seus clientes, gerando engajamento e oportunidades de novos negócios. Além de deixar a página da sua marca muito mais bonita e funcional com a RA Brand Page do Reclame AQUI!


Veja como personalizar sua página! 
Deixe a página da empresa com a cara da sua marca usando benefícios exclusivos!
Só quem tem RA Brand Page pode:
*As funcionalidades da RA Brand Page podem variar de acordo com o plano adquirido pela empresa.
Você pode fazer upgrade para os planos plano a qualquer momento clicando
AQUI.
Colocar imagem de capa na Brand Page e na página de reclamações, logo e descrição da empresa, vídeo institucional ou campanha de branding, botão de call-to-action na Brand Page, na página de reclamações e no vídeo;

Adicionar canais de atendimento (3 telefones e Fale Conosco) e  Redes Sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Youtube) ;

Transformar o Reclame AQUI em touchpoint para realizar Content Marketing;

  • Colocar imagem de capa na página da empresa e na página de reclamações, logo e descrição da empresa, vídeo institucional ou campanha de branding, botão de call-to-action na página da empresa, na página de reclamações e no vídeo
  • Adicionar canais de atendimento (3 telefones e Fale Conosco) e  Redes Sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Youtube)
  • Exibir seus produtos em uma vitrine exclusiva
  • Alerta de crise para manter seu consumidor sempre informado
Esclarecer as principais dúvidas através de uma FAQ;

Ter acesso ao RA Analytics - performance geral e comparativa de até 3 concorrentes ;

Exibir seus produtos em uma vitrine exclusiva e ainda deixar público os reviews verdadeiros do seu cliente através da RA Trustvox; 

Aproveitar seus dados para realizar pesquisa com usuários.
  • Esclarecer as principais dúvidas através de uma FAQ
  • Ter acesso ao RA Analytics - Comportamento, Performance geral e comparativa de até 3 concorrentes
  • Transformar o Reclame AQUI em touchpoint para realizar Content Marketing
  • Aproveitar seus dados para realizar pesquisa com usuários
  • Quando a sua página inicial for exibida, os usuários terão a visão da aba de reclamações respondidas
Brand Page
Iniciante
Brand Page
Avançado
Brand Page
Premium
FUNCIONALIDADES
Logo da empresa
Descrição da empresa
Site
Telefone
CNPJ
Endereço
Imagem de capa na Brand Page
Canais e horários de atendimento
WhatsApp
Redes sociais
RA Verificada
Conteúdo de FAQ na reclamação
Imagem de capa nas reclamações
Vídeo institucional ou campanhas de branding
Conteúdos
FAQ
Ir para atendimento - site/atendimento
RA Analytics - Dados de reclamação
RA Analytics - Meus FAQs
RA Analytics - Meus conteúdos
RA Analytics - Dados de cliques
RA Analytics - Gerenciamento de crise
RA Analytics - Comportamento
RA Analytics - Público Alvo
RA Analytics - Performance comparativa
Alerta de crise
Vitrine de produtos
RA Forms
Botão call-to-action na Brand Page
Botão call-to-action na página de reclamação
Botão call-to-action no vídeo
Botão call-to-action nos 3 destaques de conteúdos
RA Contato Privado *
RA Fone *
RA Chat *
Alguns dados são limitados para o plano
*     Consulte para habilitar
Área da empresa
Para acessar o seu perfil RA Brand Page e gerenciar suas tarefas, é extremamente importante saber que os seus dados e informações estão sob total segurança dentro do Reclame AQUI.

Partindo disso, os clientes RA Brand Page contarão com 3 logins de acessos simultâneos nesse primeiro momento. Nesse sentido, será possível ter 3 acessos simultâneos, ou seja, 3 usuários poderão estar logados na sua conta ao mesmo tempo.

Para atualizar todos os e-mails cadastrados:
Acesse: Área da Empresa > Configurações > Meus E-mails
Importante: Insira também o contato de quem pode cuidar do perfil da empresa. Toda comunicação sobre atualizações e novos avisos será direcionada para elas.
- Notificações de reclamações: e-mails de até 3 pessoas responsáveis para receber notificações de reclamações e as informações atualizadas do Reclame AQUI;
- Responsável pelo Atendimento: nome e e-mail da pessoa responsável pelo atendimento;
- Responsável pelo Marketing: nome e e-mail da pessoa responsável pelo marketing;
- Responsável pela Empresa: nome e e-mail da pessoa responsável pela empresa;
- Contatos financeiros: e-mail, telefone e nome de até três responsáveis financeiros da sua empresa;
Lembrete: Os 3 acessos simultâneos serão de uso temporário, em breve, o número de acessos simultâneos para o seu time vai mudar e a quantidade de acessos liberados vai depender do plano contratado.
Para utilizar as funções da RA Brand Page, acesse o site Reclame AQUI e entre normalmente em sua conta pela Área da Empresa com seu login e senha.

Caso você tenha esquecido sua senha de acesso para a Área da Empresa, clique aqui para resgatá-la.
Ao entrar na área da empresa, aparecerá o menu à esquerda, com todas as opções disponíveis para você personalizar e configurar a página da sua empresa.
Regras de conteúdo
Antes de se aprofundar no manual, é importante saber que a página da empresa pode conter conteúdos que, de forma orientativa, aproximem seu cliente de você.

Todo o conteúdo deve ser exclusivamente instrucional, de forma que não induza, direta ou indiretamente, o consumidor a deixar de registrar sua reclamação no site.

Para atingir esse objetivo, temos regras que determinam o tipo de conteúdo e em que parte da página ele pode ser publicado.
O que a página da sua empresa dentro do Reclame AQUI pode ter:
- Logo, Capa e Vídeo da empresa para que consumidores possam identificar sua marca por meio da identidade visual presente na estratégia de marketing.
*As ilustrações destes itens não podem sugerir a venda de produtos, divulgar campanhas de vendas, ofertas, promoções ou canais de contato de qualquer tipo.

- No campo “Descrição da empresa”, insira informações como a definição da empresa, o que ela faz, suas missões e valores;
*A descrição da empresa não pode conter o site (home ou landingpages de produtos e serviços), canais de contato ou redes sociais da empresa. Assim como não pode incentivar a compra de um produto ou serviço.

- Já em “Meus contatos”, insira informações sobre os canais de atendimento para contato de consumidores, site e redes sociais da empresa;
- “Alerta de crise”, para alerta sobre alguma situação importante pela qual a empresa está passando, e que pode gerar alto fluxo de visitas ou reclamações em sua página. A intenção deste alerta é apenas informar consumidores sobre a ciência de um possível problema já identificado, não impedir que reclamações sejam registradas;
*O Alerta de crise não pode conter o site (home ou landingpages de produtos e serviços), canais de contato ou redes sociais da empresa. Assim como não pode incentivar a compra de um produto ou serviço. Em casos de alerta de golpes, a empresa poderá especificar seus domínios.ira informações sobre os canais de atendimento para contato de consumidores, site e redes sociais da empresa;

- Utilize o campo “Meus FAQs” para publicar orientações gerais para seus consumidores. Através deste espaço, é possível adicionar conteúdos orientativos para ajudar consumidores em suas principais dúvidas ou assuntos que sejam relevantes para os indicadores de reclamação da empresa;
- E no campo “Conteúdos em destaque”, publique conteúdos instrucionais sobre seus produtos ou serviços como, manuais técnicos, orientações de uso, guias de serviço ou artigos relevantes para empresa (ações solidárias, casos de sucesso, recall de produtos, etc).
*Os itens da FAQ e Conteúdos em destaque não podem conter o site (home ou landingpages de produtos e serviços), canais de contato ou redes sociais da empresa. Assim como não podem incentivar a compra de um produto ou serviço. No entanto, a empresa pode indicar essas informações (se estiverem disponíveis na página) descritivamente no texto, por exemplo: “Fale conosco por meio do WhatsApp disponível em nossos canais de contato” ou “Confira a oferta em nossa Vitrine de produtos”. Também podem adicionar links para páginas que forneçam ajuda sobre procedimentos, tais como: redefinição de senha, reembolso, troca, ou outros que se adéquem ao segmento da empresa.

O que a página da sua empresa dentro do Reclame AQUI não pode ter:
- Divulgação ou incentivo ao uso de canais de atendimento externos (telefone, e-mail, WhatsApp, etc.), site ou redes sociais nos campos de Descrição da empresa, Meus FAQ, Conteúdos em destaque, Alerta de crise, Logo, Vídeo ou Imagem de capa. A divulgação dessas informações está restrita ao campo “Meus contatos”;
- Divulgação ou venda de produtos e serviços fora da “Vitrine de produtos”;
- Divulgação de títulos (por exemplo: a maior, ou a melhor empresa do segmento) ou prêmios sem links que comprovem o mérito. O mesmo vale para publicidades ou discursos de venda que garantem que o cliente não passará por contratempos. Por exemplo: “Compre com a gente e não tenha dor de cabeça”;
- Textos que incentivem cliques para venda de produtos e serviços, como “contrate aqui”, “compre aqui”, “faça seu orçamento”. Essa é uma funcionalidade exclusiva do botão “Call-to-action;
*No plano Premium você pode incluir um botão personalizado com destaque no topo da RA Brand Page, nas páginas de reclamação, nos conteúdos e vídeos. Para mais informações, veja a seção "
Call-to-Action".
- Conteúdos que ofendam, difamem ou comparem pessoas, outras empresas e o Reclame AQUI;
- Conteúdos que pertençam a outras empresas (mesmo que sejam do mesmo grupo ou parceiras);
- Conteúdos de cunho apelativo ou que usem linguagem inadequada, vulgar, depreciativa ou que incite a violência. Isso inclui linguagem de natureza racista, discriminatória, sexual, obscena, ilícita ou que contrariam a legislação brasileira;
- Conteúdo político, ideológico ou religioso que insulte toda e qualquer crença e liberdade religiosa.
Dicas de conteúdo
Ter uma página dentro do Reclame AQUI é uma grande oportunidade para a sua empresa conversar com o consumidor no momento em que ele está construindo uma confiança com a sua marca. Isso é importante porque, com o conteúdo certo, você pode transformar os acessos do Reclame AQUI em potenciais clientes e até reter uma reclamação.

Por isso, confira algumas dicas de conteúdo e abordagem para a sua página:
O objetivo da sua página
O usuário do Reclame AQUI que acessa a sua página da empresa está construindo uma relação de confiança com a sua marca. Por isso, aproveite esse espaço para tirar possíveis dúvidas, resolver problemas comuns e construir um relacionamento direto com o consumidor.

Comunicar-se corretamente com essas pessoas vai transformar os acessos da sua marca, gerando, assim, novos negócios e mais engajamento.
Fale com o consumidor
Pode parecer óbvio, mas é muito importante que o consumidor sinta que você está falando diretamente com ele e não postando conteúdo genérico dentro do Reclame AQUI.
Não use linguagem rebuscada
Uma outra excelente forma de se aproximar do consumidor é não exagerar na formalidade, ou seja, fale de igual para igual.
As empresas são feitas por pessoas e os consumidores adoram vê-las
Falar um pouquinho e postar uma foto dos setores da sua empresa são ótimas formas de humanizar o seu negócio e deixá-lo mais próximo do consumidor.

Dica: A partir do Plano Avançado você pode postar um vídeo destacando sua estrutura, sua missão e seus valores.
Postar as dúvidas mais frequentes da sua empresa
Como processos de troca e prazo de entrega, por exemplo! Aproveite para tirar dúvidas de forma rápida e fácil, evitando a abertura de uma reclamação.
Crie alertas!
Eles são cruciais para prestar esclarecimentos ao seu consumidor e postar assuntos que mereçam destaque para a sua empresa.Pense que um alerta de crise pode ajudar sua marca a manter a transparência com o consumidor, mostrando os problemas que a empresa esteja passando e que tenha reflexo no atendimento ou no pedido do cliente. Lembre como criar alerta AQUI. 
Esclareça dúvidas
Pegue as principais queixas que sua marca recebe e se antecipe! Transforme as dúvidas em conteúdos e coloque eles como algum dos conteúdos em destaque. Essa estratégia pode te ajudar na hora que um consumidor vier procurar por sua marca ou caso ele pretende fazer uma reclamação sobre aquele problema. Lembre como criar conteúdo AQUI.
Content Marketing
A palavra da vez é marketing de conteúdo e você pode usar a sua página para isso. Engaje o consumidor que quer saber sobre você, coloque conteúdo de topo de funil, materiais ricos e até mesmo, use como um extensor do seu blog. Traga mais informação para dentro da sua página no Reclame AQUI. Lembre como criar conteúdo AQUI.
Não copiar e colar direto no editor de HTML
É muito importante que você não copie o conteúdo do seu site e cole direto no editor de HTML da sua página, para que ele não carregue traços de códigos de seu site e exiba o conteúdo desconfigurado.

Para que isso não aconteça, é simples: ao copiar um conteúdo, cole primeiro no bloco de notas e de lá copie para o área de edição de textos da sua página.
E o mais importante de tudo:
Você mesmo pode gerenciar o que entra e o que sai da sua página através do menu dentro da sua Área da Empresa no Reclame AQUI!
Minha página
Em “Minha página”, você editará todas as informações institucionais da sua empresa.

Importante: siga as dicas de uso de cada item para aproveitar ao máximo a sua página.
Logo da empresa
Disponível a partir do plano Iniciante da RA Brand Page

Siga nossas dicas para que a logo da sua marca fique ainda mais destacada na página da empresa. :)

Dica: Ao selecionar o arquivo utilize a edição de logo para definir a melhor imagem que irá ser salva, você pode fazer isso com a ajuda do editor selecionando o melhor detalhe, aumentando ou diminuindo a imagem que você deseja.

Importante: A imagem ficará redonda no site.

Atenção: assim que terminar, clique em “salvar alterações” para confirmar as alterações.
No menu da Logo da Empresa, siga todas as orientações técnicas, como definição de tamanho de arquivo e resolução da imagem.

Extensão da imagem:
JPEG e PNG

Tamanho: 2Mb
Imagem de capa da página da empresa
Disponível a partir do plano Iniciante da RA Brand Page

Na capa da página só vale institucional. Assim como em logo, respeite as orientações para que a capa fique alinhada dentro do site. É possível colocar a capa nas versões desktop (computador) e mobile (celular). 

Dica 1: Em 2022, de janeiro a setembro, 72% dos acessos do Reclame AQUI foram via mobile. Por isso, não deixe de acrescentar a imagem de capa por lá também! 

Atente-se aos tamanhos e resoluções.

Dica 2: É a hora de apresentar uma imagem impactante que reflita sua marca e desperte algum sentimento em quem acessa sua página. Nada de colocar textos longos, canais de atendimento (Telefones, SAC, E-mail, Site ou Fale Conosco, entre outros) ou conteúdos promocionais, ok? :). Também não é permitido incluir publicidade que faça garantias de que o cliente não passará por contratempos. Ex: “Compre com a gente e não tenha dor de cabeça”.

Dica 3: Agora é possível incluir uma imagem de capa utilizado modelos personalizados. Basta acessar a aba templates e escolher entre os modelos padrões ou no banco de imagens disponível. Não esqueça que você pode utilizar uma imagem diferente para cada dispositivo mobile ou desktop.
Ainda ficou com alguma dúvida?

DESKTOP
Extensão da imagem:
JPG ou PNG
Resolução: 1920x250px
Tamanho máximo: 2Mb

Template para criação (Photoshop)

MOBILE
Extensão da imagem:
JPG ou PNG
Resolução: 768X105px
Tamanho máximo: 2Mb

Template para criação (Photoshop)
Atenção! Centralize o conteúdo

Evite posicionar conteúdos relevantes nos lados da imagem de capa, pois elas poderão ser cortadas, dependendo do tamanho do monitor que o consumidor usa para acessar a sua página.

De modo geral, centralizar o conteúdo é uma boa forma de garantir que nada se perca. Se você quiser mais controle na criação da sua imagem de capa, use nossos templates de criação abaixo.
Descrição da empresa
Disponível a partir do plano Iniciante da RA Brand Page

Em descrição da empresa, você poderá criar uma descrição institucional de até 200 caracteres sobre o que é sua empresa.

Dica: use este espaço para contar um pouco sobre sua empresa e o que ela faz. É muito importante para o consumidor entender quem é você. Então conte aqui sua história.

Dica 2: não use este espaço para falar de atendimento. Na página da empresa você já tem um local totalmente dedicado para isso.

Atenção: não esqueça de salvar as alterações no final da página
Vídeo da empresa
Disponível a partir do plano Avançado da RA Brand Page

Você conseguirá colocar um vídeo da sua marca dentro da sua página. Serão permitidos vídeos institucionais, de lançamentos ou de campanhas sazonais.

Serão permitidos apenas os que estiverem hospedados no YouTube e no Vimeo. Então, abra o vídeo no seu navegador, copie o link na barra superior e cole-o dentro da caixa de texto. Não esqueça de clicar em “salvar alterações” no final da página. :)

Para acrescentar um vídeo, dentro da área da empresa, clique em Personalização > Minha página, por lá, você poderá colocar o link do vídeo que deseja e já colocar o CTA nesse conteúdo se o seu plano permitir.

Para mais informações veja a sessão call-to-action

Aproveite este espaço para se apresentar para os milhares de consumidores que acessam o Reclame AQUI todos os dias, colocando um conteúdo que apresente a sua empresa, a sua equipe ou o que você faz.
Meu endereço
Disponível a partir do plano Iniciante da RA Brand Page

Caso queira, você também pode deixar público as informações de CNPJ da empresa. Para isso, basta incluir o CNPJ indo em Personalização > Meu endereço localizado no menu lateral na área da empresa.
A partir daí, o Reclame AQUI realiza uma busca do CNPJ com base na Receita Federal e apresenta o endereço que está no cartão do CNPJ. Após você confirmar (mandaremos um e-mail, para o e-mail cadastrado no seu cartão do CNPJ), você pode optar em deixar o endereço público na sua página do Reclame AQUI.
Você pode ver como fica a visualização na sua página clicando no ícone ao lado da frase: “Exibir endereço publicamente na minha página":
Meus contatos
Disponível a partir do plano Iniciante da RA Brand Page

Aproveite bem este espaço para exibir seus principais canais de atendimento!

Importante: aqui você vai colocar exatamente os contatos da sua empresa, combinado? ;)
Site da empresa

Coloque neste espaço até dois links, direcionando um para a página principal de seu site e outro para página de atendimento.

IMPORTANTE: Essa funcionalidade é exclusiva para o plano Professional e para o plano Premium.
Para fazer upgrade do seu plano, clique
AQUI

Exemplos

Link 1:
https://www.sitedasuaempresa.com.br

Link 2:
https://www.sitedasuaempresa.com.br/atendimento

Dica:
é importante manter o https:// ou http:// no link para que ele seja inserido com sucesso.
Telefones da empresa
Disponível a partir do plano Iniciante da RA Brand Page

Em “Telefones da empresa”, você poderá incluir até 3 telefones, que serão exibidos na página da empresa. Além disso, é possível nomear o canal e editar também o horário de atendimento.

Em “Telefone”, clique em “editar” para incluir o número, depois em “salvar”.

Clique em “adicionar novo contato” para incluir o número, inclua o canal de atendimento e o horário de atendimento, se desejar. Depois clique em  “salvar as alterações”.
WhatsApp
Disponível a partir do plano Iniciante da RA Brand Page

Em “WhatsApp”, você poderá incluir na página da empresa o seu número de atendimento por WhatsApp, seja ele Chatbot, ou não. Além disso, é possível acrescentar o horário de atendimento. 

Em “WhatsApp”, clique no campo “Número”, digite seu DDD seguido do seu número.

Em “Horário de funcionamento” selecione os dias e horários que esse contato estará disponível para o seu consumidor.

Em seguida, marque a opção caso seu WhatsApp seja operado por um Chatbot e por último, clique em “Salvar alterações”.
Redes sociais
Disponível a partir do plano Iniciante da RA Brand Page

Nas redes sociais, a sua marca poderá incluir link para até 5 redes sociais, conforme imagem abaixo. Para adicionar, basta liberar o campo e inserir o link da rede social. Não esqueça de salvar em “salvar alterações” .
Quando seu link ficar salvo, você conseguirá abrir a rede social clicando no respectivo link.

Atenção
: não esqueça de salvar as alterações no final da página.
Call-to-action
Disponível no plano Premium da RA Brand Page. Para fazer upgrade do seu plano, clique AQUI
Adicione um botão de call-to-action na página principal da empresa no RA, nas páginas de reclamações da sua empresa, nos conteúdos em vídeos e nos conteúdos em destaque para que os consumidores possam comprar, baixar seu app ou se registrar em seu site. :)
Onde ficarão os CTAs? 
Para deixar seus call-to-actions mais atrativos, os botões ficaram em lugares bem localizados que chamem a atenção do consumidor, na página principal da empresa no RA, página das reclamações, nos conteúdos em destaque e no vídeo.

Call-to-action na página da empresa:
Call-to-action na página da reclamação: 
Call-to-action no vídeo:
As opções de botão são:

Explore todas as possibilidades que os botões Call-to-Action podem oferecer! ;)


Abra sua conta: este botão é ideal para instituições financeiras. Deixe um botão em sua página principal para que o cliente abra uma conta em sua empresa.

Agendar: para facilitar a comunicação com os clientes, aproveite o fluxo do Reclame AQUI e direcione os acessos para um link de agendamento.

Baixe o app: divulgue o principal aplicativo da sua marca dentro da sua página no Reclame AQUI!

Cadastre-se: você pode gerar muitos leads a partir deste botão!

Comprar agora: aproveite a visita do consumidor em sua página e o direcione para comprar um produto da sua marca!

Contratar agora: se a sua empresa oferece algum serviço de assinatura, este botão é o ideal! ;)

Doar: está fazendo uma campanha de doação? Deixe na sua página um CTA para que o consumidor doar e engajar na sua causa.

Inscreva-se: tenha a possibilidade de conseguir muitas inscrições em seu site por meio deste botão!

Matricule-se: Disponibilize esse botão em sua página para incentivar e direcionar os consumidores para se matricular em seus cursos.

Negociar: caso precise negociar com o consumidor, fazer algum acordo, dê essa opção direto pelo Reclame AQUI.

Obter cotação: use este botão para que os consumidores consigam uma cotação do seu serviço ou produto.

Onde comprar: indique as principais lojas da sua marca ou divulgue em quais lojas os consumidores podem encontrar seus produtos ou serviços. :)

Peça seu cartão: Esse botão, além de estratégico, é uma ótima chamada para ação, perfeito para empresas e instituições financeiras que disponibilizam cartão de crédito/débito para seus consumidores.

Reservar agora: voltado para agências de viagem, hotéis, entre outros serviços que necessitem de reserva, este botão é essencial na página dessas marcas.

Saiba mais: caso tenha uma página com mais informações sobre sua marca ou produto, utilize este botão em sua página principal da empresa no Reclame AQUI.

Ver ofertas: com esse botão, você pode direcionar o consumidor para uma página de ofertas!
Meus conteúdos
Disponível a partir do plano Avançado da RA Brand Page. Para fazer upgrade do seu plano, clique AQUI
É possível trazer o seu marketing de conteúdo para dentro do Reclame AQUI. Hoje fazer Content Marketing é uma estratégia importante para as empresas alcançarem seus potenciais clientes.

Por isso, use o espaço do Reclame AQUI para colocar conteúdos relevantes para sua empresa. Você pode acrescentar materiais que tenham uma linguagem mais comercial, apresentar lançamentos, os benefícios que seu produto tem, o que te diferencia das outras marcas, informações institucionais, como missão, visão e valores, e até mesmo esclarecimentos das principais reclamações que você recebe. 


Esse espaço é para você soltar a imaginação e trabalhar de forma estratégica
o marketing de conteúdo.    

É muito importante que esse conteúdo não seja uma cópia do que você já tem no seu site ou blog.
Conteúdos duplicados são penalizados pelo Google e a indexação é prejudicada. 

Por isso, nesse caso coloque um conteúdo exclusivo, escrito de outra forma, ou publique uma prévia colocando um call to action de ‘Leia Mais’ e direcione o consumidor para o seu site ou blog com o conteúdo completo, assim sua empresa terá mais cliques e uma melhor indexação.
Rascunho
Os rascunhos ficam guardados, com a possibilidade de serem editados a qualquer momento ao clicar em “editar”. Ou, se desejar, poderá deletar, clicando no botão respectivo.
Conteúdos ativos e desativados
Assim como em “Rascunhos”, a opção de “editar” também fica disponível a qualquer momento nos avisos ativos. Caso queira desativar, clique nesse mesmo botão.

Nos avisos desativados, você poderá deletar de vez a publicação. Ou, caso deseje ativar novamente a publicação, clique em “ativar”. Nessa parte também é possível editar a publicação.
Criar nova postagem
Nesta área, você poderá colocar uma capa para o seu aviso, respeitando as especificações técnicas. Basta clicar em “clique aqui” ou arrastar a imagem para incluir uma capa para a postagem.

‍‍Dica: use uma imagem que valorize melhor seu texto na hora de publicar seu conteúdo.

Dica 2: organização sempre é bem-vinda! Então faça uma programação mensal de seus avisos mais importantes e sempre deixe o conteúdo desses avisos atualizados. :)
Conteúdos em destaque
Disponível a partir do plano Avançado da RA Brand Page. Para fazer upgrade do seu plano, clique AQUI
Para valorizar seus conteúdos, ao clicar em Meus Conteúdos você poderá escolher até 3 materiais para deixar em destaque na sua página no Reclame AQUI. Coloque conteúdos que esteja de acordo com o momento ou campanha que a empresa esteja fazendo. 


Para criar seus destaques acesse a área da empresa, clique no destaque e escolha um conteúdo e uma imagem. Se seu plano for o Premium você poderá colocar um CTA.
Lembre-se que quanto mais atrativo for seu conteúdo e o CTA, melhor a chance de fazer o consumidor engajar com o material que você está destacando. 
Entenda mais sobre os conteúdos, clique aqui.
FAQ
Disponível a partir do plano Avançado da RA Brand Page. Para fazer upgrade do seu plano, clique AQUI
A FAQ é um espaço para publicar as principais perguntas e respostas sobre os produtos ou serviços da sua empresa. Seu objetivo é ajudar os consumidores que acessam sua página Reclame AQUI para buscar soluções por meio de conteúdos informativos.

Na sua página pública, é possível exibir até 5 conteúdos de FAQ. Porém, ao clicar em “Ver mais conteúdos”, consumidores terão acesso a todos os conteúdos já publicados pela sua marca, que podem variar entre processos, procedimentos e informações relevantes sobre seus produtos e serviços.

*Os itens da FAQ não podem conter o site (home ou landingpages de produtos e serviços), canais de contato ou redes sociais da empresa. Assim como não podem incentivar a compra de um produto ou serviço. No entanto, a empresa pode indicar essas informações (se estiverem disponíveis na página) descritivamente no texto, por exemplo: “Fale conosco por meio do WhatsApp disponível em nossos canais de contato” ou “Confira a oferta em nossa Vitrine de produtos”. Também podem adicionar links para páginas que forneçam ajuda sobre procedimentos como, redefinição de senha, reembolso, troca, ou outros que se adéquem ao segmento da empresa.
Já no fluxo de reclamação, é possível destacar, escolher e ordenar conforme o interesse da empresa até 5 conteúdos de FAQ. Por isso, é muito importante que sua FAQ seja bem escrita e contenha as principais dúvidas dos seus consumidores.

Para organizar suas FAQs,  basta arrastar para cima ou para baixo, conforme a ordem de prioridade que a sua empresa enxerga como mais importante. 

Além disso, você pode utilizar a função de Gerenciamento de Crise, por exemplo, para criar e ordenar as FAQs de acordo com os principais termos e problemas mais reclamados.
Dica: Como os consumidores entram muito na sua página no Reclame AQUI para pesquisar informações, leve o FAQ da sua empresa para dentro da sua página e use este espaço para responder às principais dúvidas que eles possam ter, deixando mais tempo livre para sua equipe de atendimento tratar demandas mais complexas.
Bons exemplos de FAQ são:
  • Como trocar meu produto?
  • Não recebi meu produto, e agora?
  • Não consigo acessar minha conta.
  • Minha fatura não chegou.
  • Como cancelar o ingresso?
  • Como trocar o horário da viagem?
  • Qual é o prazo para reembolso?
  • Como configurar a sua TV?
  • Como funciona o produto?
  • Quais são as formas de pagamento aceitas?
  • Como faço para rastrear meu pedido?
FAQ - Rascunho
Nesta parte, os rascunhos ficam guardados, com a possibilidade de serem editados a qualquer momento, ao clicar em “editar”. Ou, se desejar, poderá deletar, clicando no botão respectivo.
FAQ - ativas e desativadas
Assim como em “Rascunhos”, a opção de “editar” também fica disponível a qualquer momento nas FAQ - ativas. Caso queira desativar, clique nesse mesmo botão.

Nas FAQ - desativadas, você poderá deletar de vez a publicação. Ou, caso deseje ativar novamente o conteúdo, clique em “ativar”. Nesta parte também é possível editar a publicação.
Criar nova postagem
Nesta área, você pode colocar uma capa para destacar e ilustrar o conteúdo da sua postagem, respeitando, claro, as especificações técnicas. Basta clicar em “alterar” para incluir a capa.

Dica: use uma imagem que valorize melhor seu texto na hora de publicar seu conteúdo.
FAQ Inteligente - Tags
Disponível a partir do plano Avançado da RA Brand Page. Para fazer upgrade do seu plano, clique AQUI


Com a FAQ inteligente, é possível atrelar o conteúdo das FAQs com as reclamações dos seus consumidores, com o objetivo de ajudar outros clientes que estão buscando por informações sobre a sua marca e gerar o autoatendimento.

Por exemplo: se a sua empresa incluir uma Tag inteligente sobre atraso na entrega, todas as reclamações que tiverem categorizadas com o problema atraso na entrega serão vinculadas ao conteúdo de FAQ logo abaixo da reclamação.
Antes de falar sobre a função da FAQ inteligente, é importante compreender o que são as Tags. As Tags são palavras-chaves correspondentes aos principais problemas da sua empresa no Reclame AQUI.No primeiro momento, o próprio sistema sugere algumas Tags, que são relacionadas aos 6 principais problemas mais reclamados na sua página.
Veja abaixo como será apresentada uma reclamação que está atrelada a um FAQ, por meio das Tags e FAQ Inteligente.
Vídeos nos conteúdos da FAQ
É possível adicionar um vídeo por FAQ e, assim como nos conteúdos de FAQ, só serão permitidos destacar 5 FAQ’s com vídeos. Também é possível selecionar e determinar qual a prioridade dos conteúdos apresentados nas FAQ’s com vídeos
Importante: Estes não vão aparecer na página principal da empresa e não estarão vinculados às reclamações, entretanto, é possível incluir tags às FAQs com vídeos e por meio destas tags. Os conteúdos em vídeos vão aparecer quando o consumidor busca por uma palavra que foi destacada pela tag na aba de pesquisa da opção “Precisa de Ajuda” ou seja “a aba de FAQs da empresa”.

Além disso, as FAQs com vídeos são disponibilizadas em formato de carrossel na página de FAQs acima dos conteúdos, caso a empresa tenha incluído no mínimo 5 vídeos. Caso contrário, este carrossel não será apresentado.
Para incluir um vídeo é bem simples, basta clicar no botão adicionar vídeo e na tela seguinte, você encontrará uma caixa de texto para inserir o seu link.

Adicione o link do vídeo desejado dentro da caixa, insira o título do seu vídeo e as tags desejadas, selecione ou não a opção de destacar o seu vídeo na página de destaque e, por fim, clique em publicar. Veja o exemplo a seguir.
Atenção: Os vídeos podem ser em formato de links do YouTube ou Vimeo e é importante manter o https//:
Entenda mais sobre o FAQ, clique AQUI.


Alerta de crise

Disponível a partir do plano Premium da RA Brand Page. Para fazer upgrade do seu plano, clique AQUI

Se sua empresa está passando por um momento delicado, ou se foi identificada alguma situação especifica que pode levar seus consumidores a registrar reclamações sobre o mesmo problema, você pode aumentar a credibilidade da sua marca usando o Alerta de crise.

Aplicá-lo em locais estratégicos, como na página inicial da sua empresa no Reclame AQUI, no fluxo de reclamação (quando um usuário está escrevendo uma reclamação) e na página da reclamação, fará com que consumidores percebam que a empresa está ciente da situação e se preocupa com experiência dos clientes.

*O Alerta de crise não pode conter o site (home ou landingpages de produtos e serviços), canais de contato ou redes sociais da empresa. Assim como não pode incentivar a compra de um produto ou serviço.


Para criar seu alerta acesse no menu: Publicações > Alerta de crise

Você pode escolher onde quer que o alerta seja exibido e por qual período, criando uma programação para ele, assim quando ele estiver próximo de expirar nós te avisamos por e-mail.

Defina a mensagem do seu alerta, use títulos objetivos como: instabilidade no site ou sistema inoperante.

A mensagem também precisa ser clara, pois o intuito é que o consumidor fique bem informado.

Caso precise, você pode ativar ou desativar os alertas dentro da sua página.
Preview:
Não é permitido publicar como alerta de crise:
  • Divulgação e promoção de produtos;
  • Conteúdo que agregue valor à marca;
  • Discurso de venda direta
  • Imputação de crime ou que não esteja de acordo com a constituição vigente e termos de uso da plataforma;
  • Conteúdo que insulte a imagem de instituições e/ou pessoas. Crítica à religião, posicionamento político ou ideologia.
  • Direcionar o atendimento impedindo publicação de reclamações;
  • Conteúdo apelativo. Ex: linguagem inadequada, vulgar, depreciativa ou que incite a violência, o que inclui linguagem de natureza racista, discriminatória, sexual ou obscena;
Entenda mais sobre o alerta de crise, clique aqui.
RA Analytics
Disponível a partir do plano Premium da RA Brand Page. Para fazer upgrade do seu plano, clique AQUI
O RA Analytics é uma ferramenta criada pelo Reclame AQUI para permitir às empresas visualizarem os dados de tráfego de visitas e visualizações das páginas da empresa dentro do Reclame AQUI.
Entenda mais sobre Ra Analytics, clique aqui.
RA Analytics - Comportamento


IMPORTANTE: Essa funcionalidade é exclusiva para o plano Premium. 
Para fazer upgrade do seu plano, clique
AQUI.

Na parte de comportamento do RA Analytics, a marca pode entender o comportamento do consumidor a partir de informações de acesso como pageviews únicos e tempo médio de permanência nas páginas pelo período selecionado dos últimos 12 meses, a contar com a data de ontem.

Além disso, também é possível visualizar um detalhamento dos pageviews únicos das páginas da empresa. Com ele, a marca analisa exatamente onde recebe mais visitas e identifica quais pontos merecem mais atenção.
Outros pontos importantes:
  • Gráfico com dados de acessos por dia, mês e hora para entender os picos de acessos.
  • Outras marcas que seu público visita ou também se interessa.
  • Reclamações lidas por seu público.
A partir da análise dessas informações, a marca pode desenvolver novas estratégias, entender quais tipos
de conteúdo e FAQ’s podem ser produzidos e trabalhar melhor cada ponto de contato com quem visita as páginas da empresa.

Veja como criar conteúdos e FAQ’s.
Legenda dados de comportamento:
Visualizações únicas de página (pageview): contabiliza um pageview por sessão (cada sessão dura em torno de 30min). Exemplo: o usuário acessou a página inicial da empresa, navegou entre as reclamações e depois visualizou a home novamente, na visualização total foram duas, mas por terem sido dentro da mesma sessão conta como um pageview único.
Tempo médio de permanência: o tempo que o usuário permanece em uma página.
Reclamações: são as páginas geradas de reclamação pelo usuário.
Páginas da empresa: são todas as páginas que não são de uma reclamação feita pelo usuário (página inicial, listagem de reclamação, sobre, conteúdos, FAQ).
Entenda mais sobre RA Analytics - Comportamento, clique aqui.
RA Analytics - Dados de reclamação


Disponível a partir do plano Avançado da RA Brand Page. Para fazer upgrade do seu plano, clique AQUI

A aba Dados de Reclamação do RA Analytics, traz uma visão importante das reclamações da empresa e informações essenciais na hora de identificar problemas e desenvolver melhorias nos processos.

É possível analisar informações como: total de reclamações, número de não respondidas, total de reclamações avaliadas e o tempo de resposta. Os dados podem ser visualizados pelo período selecionado dos últimos 12 meses, a contar com a data de ontem.

Importante: Os dados do dia atual nunca serão exibidos, pois os dados são processados do dia anterior
Além disso, você pode analisar o total de reclamações por hora, dia e mês, assim, pode identificar picos com mais facilidade.
Para ir mais a fundo na análise, o dashboard traz informações como as reclamações mais acessadas no período, que permite identificar os temas mais relevantes para seu público.
Na hora de desenvolver novas estratégias de atendimento, a análise de avaliações recebidas, índice de solução e voltaria a fazer negócio são itens essenciais.
Outros pontos importantes da parte de Dados de Reclamação:
  • Reclamações avaliadas e que receberam mais acessos do seu público no período selecionado
  • Classificação de reclamações por principais problemas, produtos e serviços e categorias.
  • Reclamações mais acessadas por principais problemas.
Com essas informações em mãos, além de definir novas ações a partir dos dados de reclamações e de acessos, você pode elaborar conteúdos ainda mais estratégicos baseados nas principais dúvidas do seu público.

Veja como criar conteúdos e FAQ’s.
RA Analytics - Público Alvo

Disponível a partir do plano Premium da RA Brand Page. Para fazer upgrade do seu plano, clique AQUI
No plano Avançado ou inferior, os dados abaixo não são liberados:
  • Quantidade de usuários por dispositivo – Número total de usuários por dispositivos que acessam sua página.
  • Usuários por cidade e estado – Quantidade de pessoas que acessaram sua página por cidade e estado.
Na aba Público Alvo do RA Analytics, você tem acesso a informações cruciais para entender quem é o público que acessa a sua página no Reclame AQUI e também as reclamações.Nessa parte, você visualiza informações como o total de usuários por dispositivo, cidade, estado, gênero e idade dos seus visitantes, a partir do período selecionado.
Dessa forma, sua marca pode identificar pontos para desenvolver estratégias de atendimento ainda mais certeiras para o perfil identificado no seu público.
Além disso, também é possível visualizar informações como:
  • Total de usuários – Número de usuários que acessaram a página.
  • Tipo de dispositivo – Tipo de dispositivo que os usuários usam ao acessarem a página.
  • Quantidade de usuários por dispositivo – Número total de usuários por dispositivos que acessam sua página.
  • Reclamantes por cidade e estado – Quantidade de reclamantes por cidade e estado.
  • Usuários por cidade e estado – Quantidade de pessoas que acessaram sua página por cidade e estado.
  • Idade e gênero dos reclamantes – Dados demográficos dos reclamantes, como idade e gênero.
Com essas informações em mãos, você pode desenvolver campanhas ainda mais eficientes focadas nas visitas recebidas, entender a fundo seu consumidor, aproveitar oportunidades, aprimorar o atendimento ao cliente e comunicação da marca com o público.
Legenda dados de Público Alvo:
Usuários por dispositivo: usuários que acessam a página da sua empresa se acessam por celular ou por computador. 
Reclamantes: usuários que abriram uma reclamação.
Usuários: todos que acessaram as páginas vinculadas a sua empresa, mas não necessariamente abriram uma reclamação.
Entenda mais sobre RA Analytics - Público Alvo, clique aqui.

RA Analytics - Performance Comparativa

Disponível a partir do plano Premium da RA Brand Page. Para fazer upgrade do seu plano, clique AQUI


Para fortalecer seu marketing, ter uma visão da concorrência é essencial!
Por essa análise comparativa você consegue ver informações relevantes de até 3 concorrentes e usar isso ao seu favor para manter seus conteúdos atualizados e até para aprimorar seu planejamento de marketing.

Importante: Para ter a visibilidade das informações no painel, é necessário incluir no mínimo 2 concorrentes.
RA Analytics - Meus Conteúdos

Disponível a partir do plano Avançado da RA Brand Page. Para fazer upgrade do seu plano, clique AQUI

A aba Meus Conteúdos apresenta informações importantes dos conteúdos publicados e ativos na página da empresa e incluindo destaques.

O dashboard traz dados como impressões, pageviews e tempo médio de permanência dos conteúdos, de acordo com o período selecionado.
Além disso, essa parte do RA Analytics mostra os 5 conteúdos publicados com mais acessos do público, total de pageviews correspondentes, tempo médio de permanência e quantidade de conteúdos ativos.
A partir dessa análise, a empresa pode visualizar quais temas recebem mais acesso e engajamento do público, de acordo com os pageviews e tempo de permanência, e ainda utilizar esses temas para desenvolver novas FAQ’s, conteúdos e estratégias de autoatendimento.

Dessa forma, pode identificar o que vai bem e quais pontos pode explorar melhor na hora de identificar pontos de atenção ou elaborar novos conteúdos para impactar e engajar o público, transformando essa funcionalidade em um ponto de contato ainda mais estratégico com o consumidor.

Veja como elaborar novos conteúdos e FAQ’s estratégicas.
Legenda dados de conteúdos:
Total de impressões: número de vezes que o conteúdo destacados apareceram para os usuários.
Total de Pageviews: total de vezes que o conteúdo foi visualizado.
Tempo médio de permanência: tempo que o usuário passou lendo o conteúdo.
RA Analytics - FAQs

Disponível a partir do plano Avançado da RA Brand Page. Para fazer upgrade do seu plano, clique AQUI

Na parte de Meus FAQs, a empresa pode visualizar informações essenciais sobre os FAQs publicados em destaque na Brand Page, atrelados a reclamações e ao fluxo de reclamação.

A aba traz dados como impressões, pageviews e tempo médio de permanência nos FAQs ativos, de acordo com o período selecionado.
Além disso, é possível visualizar o top 5 de FAQs publicadas com mais acessos do público, total de pageviews correspondentes, tempo médio de permanência e quantidade de FAQs ativos.
Também é possível verificar os top 5 de FAQs mais acessados ativos e atrelados a reclamações, com o total de pageviews e reclamações com FAQs ativos.
Com essas informações em mãos, você pode ter uma ideia das principais dúvidas do seu público e quais temas merecem mais atenção na hora de atualizar os conteúdos ou elaborar estratégias de comunicação.

Além disso, essa é uma oportunidade para usar as principais perguntas frequentes no fluxo de reclamação e atreladas às reclamações mais acessadas, com temas correspondentes. Dessa forma, você pode incentivar ainda mais o autoatendimento dentro da sua página.

Veja como atualizar e criar novos FAQ’s aqui.
Legenda dados de FAQs:
Total de impressões: número de vezes que as FAQs destacadas apareceram para os usuários.
Total de Pageviews: total de vezes que a FAQ foi visualizada.
Tempo médio de permanência: tempo que o usuário passou lendo a FAQ.
Dados de Cliques

Disponível a partir do plano Avançado da RA Brand Page. Para fazer upgrade do seu plano, clique AQUI

Para ter acesso a um relatório detalhado sobre os cliques de usuários na sua Brand Page, basta acessar a Área da empresa > Analytics > Dados de Cliques. Por lá é possível visualizar por período e exportar os dados. Essas informações vão ajudar sua empresa a  entender o comportamento do seu consumidor.

Em “dados de cliques”, é possível visualizar um dashboard completo que disponibiliza informações cruciais para que você possa entender quais dos seus links tiveram mais cliques.

Essa funcionalidade é muito importante para entender o resultado das suas campanhas ou até mesmo para mensurar e cruzar com os dados de pageviews.

Com estes dados você consegue identificar, por exemplo, quantos cliques o seu botão “ir para o site”, “ir para o atendimento” e “telefone” obtiveram dentro do período que você desejar:
Dica: Experimente analisar estes dados em um dia de muito fluxo da sua página, como dias de pré, durante e pós campanha. Na pré e durante a campanha, por exemplo, é possível que o botão de “ir para o site” tenha mais engajamento, já no pós campanha, (caso tenha acontecido algum imprevisto) o botão “ir para um atendimento” e telefone, tenham mais cliques.

Também é possível analisar se seus consumidores estão clicando nos links das suas redes sociais, dessa forma fica mais fácil de entender qual dos seus meios de comunicação estão atraindo mais consumidores.
Dica: Utilize esses dados para trabalhar nas suas campanhas, por exemplo: Se seu consumidor está entrando mais no seu TikTok, você pode focar seus esforços para alimentar com conteúdos essa plataforma, pois as chances de ter mais impacto, é maior.

Outros dados possíveis de serem analisados, são os de histórico dos botões call to action.

IMPORTANTE: Os botões call to action e sua análise completa de cliques fazem parte do plano Premium, para ter acesso total faça upgrade do seu plano AQUI.

Assim como todos os botões clicáveis da sua página, em “dados de cliques” você consegue ter uma análise completa e detalhada de todos os botões call to action, para que você possa entender quais deles tiveram a melhor desenvoltura e comparar, veja esse exemplo na imagem a seguir:
Como você pode ver, é possível analisar  os botões principais da sua Brand Page, de vídeo, da página de reclamações e da vitrine de produtos, dessa forma é possível fazer a comparação para entender quais deles estão alcançando mais cliques.

Além disso, rolando a página na mesma aba, você também consegue identificar quantos cliques os CTAs nos conteúdos estão obtendo e entender quais deles estão impactando mais seu consumidor.
Legenda dados de cliques:
Clique: quantidade de vezes que uma funcionalidade ativa na página foi clicada.
Entenda mais sobre RA Analytics - Dados de cliques, clique aqui.

RA Analytics - Gerenciamento de crise

Disponível a partir do plano Premium da RA Brand Page. Para fazer upgrade do seu plano, clique AQUI

Uma funcionalidade bem importante para quem quer ter uma análise e um dashboard completo sobre o volume de reclamação disponível por dia e até mesmo por mês. 


Para fazer o acompanhamento da quantidade de reclamações, acesse o menu:
Analytics > Gerenciamento de crise

Pelo dashboard, você consegue ver como anda a volumetria de reclamação, se está dentro da normalidade, com ponto de atenção ou em estado de alerta.
É considerado “Dentro da Normalidade” quando o volume de reclamações for igual ou menor que a média recebida. 
Será “Ponto de Atenção” quando o volume de reclamações recebidas for 0.01% ou até 19,99% maior que a média recebida.
O estado de Alerta é quando o volume de reclamações tiver um aumento a partir de 20%
Sua empresa terá acesso a quantidade de reclamações nos últimos 30 dias comparado com a média de queixas da semana e uma nuvem de palavras com os termos mais comentados.
Na parte de reclamações mais acessadas, sua empresa tem acesso as principais  reclamações visualizadas na última semana e no mês. Assim, pode identificar picos de acesso, ou temas que demonstram aumento significativo de views.
Com essa visão, é possível se antecipar ou monitorar se existe algo fora da curva que precise de uma atuação mais rápida. 

Aproveite essa funcionalidade para utilizar o Alerta de Crise e atualizar seus conteúdos com base nos termos mais reclamados. 
Legenda dados de gerenciamento de crise:
Cor de alerta: cor de destaque muda se houver mudança na média de recebimento de reclamações da empresa.
Termos mais comentados: é possível ver similaridades nas reclamações e criar conteúdos e faqs direcionadas para os usuários, diminuindo a taxa de reclamação para assuntos similares.
Meus e-mails
Ao acessar a área da empresa você poderá configurar os e-mails das pessoas responsáveis por cuidar da página da empresa no Reclame AQUI, do setor de atendimento e de marketing. Esses contatos vão receber alertas, notificações, conteúdos e novidades do Reclame AQUI. 
Para adicionar os e-mails, clique em Configurações > Meus e-mails
Primeiro passo adicione os contatos das pessoas responsáveis pelo atendimento, marketing e responsável da empresa para receber conteúdos importantes:
Próximo passo, coloque os e-mails de até 3 pessoas responsáveis pelas áreas da sua empresa:
Coloque os e-mails de até 3 pessoas que precisam receber os conteúdos, notificações e informações atualizadas das reclamações:
Por último, deixe o e-mail de até 3 pessoas para receber informações de monitoramento das suas reclamações e como está o status da sua página, se o volume de queixas está em alerta, em ponto de atenção ou dentro da normalidade. 

Toda vez que sua empresa estiver em estado de Alerta, você pode receber um email informativo com a quantidade de reclamação e porcentagem do aumento.
Entenda mais sobre RA Analytics - Gerenciamento de Crise, clique aqui.
Vitrine de Produtos
Disponível a partir do plano Premium da RA Brand Page. Para fazer upgrade do seu plano, clique AQUI


E o melhor: não existe um limite de produtos na lista que você nos enviará! Afinal, quanto mais produtos você divulgar, melhor será a sua performance e maiores serão as chances de venda.  A partir desta lista, serão exibidos catálogos de 9 produtos randomicamente na sua página da empresa. 

Como incluir a minha vitrine? 

Sabe o XML em que você já hospeda seus produtos e utiliza em outros players (como o Google Shopping, Instagram e Facebook)? Pode aproveitar o mesmo aqui para criar a sua vitrine. 

Basta enviá-lo pelo nosso suporte exclusivo, e em até 3 dias úteis a sua Vitrine já vai estar no ar na sua página!

Veja abaixo um modelo de como deve ser enviado o XML. Em destaque, está o que deve ser obrigatório. O arquivo deve sempre ter um "Channel", que será a abertura de todos os itens. 

Atenção: Observe que o valor do produto também está destacado. Ele não é obrigatório, mas é essencial para empresas que querem mostrar os preços na Vitrine. Este modelo de exemplo possui dois produtos.  
A Vitrine de Produtos permite que você divulgue seus produtos direto na sua página. É uma forma fácil e rápida de ofertá-los a todos os consumidores que pesquisam sobre a sua empresa no Reclame AQUI.

<rss xmlns:g="http://base.google.com/ns/1.0" version="2.0">
  <channel>
  <title>
      <![CDATA[ Nome Loja ]]>
     </title>
     <link>http://www.siteloja.com.br</link>
     <description>...</description>
     <item>
      <title>
        <![CDATA[ Nome do Produto (Obrigatório) ]]>
       </title>
       <link>URL_do_produto (Obrigatório)</link>
       <description>
        <![CDATA[ Descrição do produto (Obrigatório) ]]>
       </description>
       <g:id>id_do_produto</g:id>
       <g:condition>Exemplos:novo/usado/seminovo</g:condition>
       <g:price>9.999,99 BRL</g:price>
       <g:sale_price>9.999,99 BRL</g:sale_price>
       <g:quantity>999</g:quantity>
       <g:image_link>URL_imagem_produto (Obrigatório)</g:image_link>
       <g:gtin>
        <![CDATA[ 99999999999 ]]>
       </g:gtin>
       <g:brand>nome_loja</g:brand>
       <g:mpn>999999999999999</g:mpn>
       <g:product_type>
        <![CDATA[ tipo_produto ]]>
       </g:product_type>
       <g:google_product_category>
        <![CDATA[ categoria_de_produto ]]>
       </g:google_product_category>
       <g:item_group_id>id_categoria_produto</g:item_group_id>
       <g:availability>exemplos:em estoque, esgotado</g:availability>
       <g:installment>
        <g:months>1</g:months>
        <g:amount>99,9 BRL</g:amount>
       </g:installment>
       <g:custom_label_2></g:custom_label_2>
     </item>
     <item>
      <title>
        <![CDATA[ Nome do Produto (Obrigatório) ]]>
       </title>
       <link>URL_do_produto (Obrigatório)</link>
       <description>
        <![CDATA[ Descrição do produto (Obrigatório) ]]>
       </description>
       <g:id>id_do_produto</g:id>
       <g:condition>Exemplos:novo/usado/seminovo</g:condition>
       <g:price>9.999,99 BRL</g:price>
       <g:sale_price>9.999,99 BRL</g:sale_price>
       <g:quantity>999</g:quantity>
       <g:image_link>URL_imagem_produto (Obrigatório)</g:image_link>
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       <g:custom_label_2></g:custom_label_2>
     </item>
   </channel>
 </rss>

Como posso alterar ou tirar produtos da vitrine? 

Caso queira modificar os produtos disponíveis na sua Vitrine de Produtos, basta atualizar o seu XML; ele será atualizado automaticamente também na Brand Page. 

Mas fique atento! É muito importante que as atualizações sejam feitas com frequência para manter os dados dos produtos corretos aos seus clientes. Assim, não correrá riscos de divulgar um produto que foi esgotado ou com um preço divergente. 

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo nosso suporte exclusivo.
Entenda mais sobre a vitrine de produtos, clique aqui.
RA Forms
Disponível a partir do plano Premium da RA Brand Page. Para fazer upgrade do seu plano, clique AQUI
A funcionalidade RA Forms permite que você personalize o formulário de reclamação com perguntas que auxiliem sua marca a ter mais informações sobre o problema do consumidor.
Dessa forma, seu time recebe as informações importantes como número do pedido, produto, se é o primeiro contato, entre outros, e otimiza o tempo de atendimento na hora de resolver o problema.
Você pode ter até 5 perguntas personalizadas (simples ou seleção) e apenas uma condicional.
Veja as opções:
  • 3 campos de perguntas simples
  • 2 campos simples + 1 condicional
  • 3 campos de seleção
  • 2 campos seleção + 1 condicional
Importante: Lembre-se que nenhuma pergunta pode impedir qualquer consumidor a realizar uma reclamação.

Para configurar seu formulário, fale com o Suporte Exclusivo.
https://www.reclameaqui.com.br/area-da-empresa/suporte-exclusivo/
Entenda mais sobre o RA Forms, clique aqui.
RA Verificada
Disponível a partir do plano Iniciante da RA Brand Page
O Selo RA Verificada está disponível para todos os planos pagos da RA Brand Page e foi criado para comprovar a existência das milhares de empresas que têm cadastro no Reclame AQUI. Além disso, ela serve para confirmar que seus canais de atendimento são válidos para atender seus consumidores.

Para ter o selo RA Verificada, após a empresa ter contratado um dos planos da RA Brand Page, será necessário passar por uma auditoria.

Por meio de uma equipe, serão analisados vários pontos para garantir a existência da empresa e de seus canais de atendimento. A lista de verificação é a seguinte:
  • Nome fantasia e razão social;
  • Data de fundação;
  • Tipo de sociedade;
  • Situação fiscal;
  • Canais de Atendimento (e-mail, telefone, site, chat, etc);
  • Localização;
  • Regularidade de inscrição no CNPJ;
  • Ramo de Atividade;
  • Protestos;
  • Cheques sem fundo.
No item “Auditoria”, a empresa pode acompanhar a situação de cada canal que foi auditado e a vigência da auditoria.
Importante: Após a auditoria inicial, a empresa passará por novas auditorias mensais, por isso, mantenha sempre seus dados acima atualizados no Reclame AQUI. Caso a empresa não passe na auditoria, perderá somente o selo, podendo utilizar as demais funções de personalização da Brand Page.
Restrições do Selo
Atenção! Perda do Selo RA Verificada
Para que a empresa mantenha o Selo RA Verificada exposto tanto no Reclame AQUI quanto em seu site oficial, é importante atender a todos os critérios já citados acima.
Além deles, ter uma boa reputação também é crucial para a manutenção do Selo RA Verificada. Por conta disso, se a empresa passar a ter reputação Suspensa, Em Análise, Ruim ou Não Recomendada nas abas de 6 e 12 meses, é realizada a suspensão do Selo RA Verificada da página da empresa no Reclame AQUI e no site da empresa
Como compartilhar o selo RA Verificada?
O Selo RA Verificada é exposto na página da empresa no Reclame AQUI depois da aquisição. Além disso, existe também a opção de divulgar o Selo em outros canais de comunicação da marca (site, e-mail marketing, etc). Veja como:
Primeiro, acesse a sua área da empresa. Para isso, entre no site do Reclame AQUI e clique em “Entrar”, no canto superior direito. Então, inclua o seu login e senha. Depois, clique no nome da sua empresa e em “Área da Empresa”.
Ao clicar em “Selo RA Verificada”, no menu à esquerda da tela, é possível compartilhar o código html do Selo. Para isso, basta concordar com os termos de uso do Reclame AQUI.
Após aceitar os termos, ficará disponível o código para ser inserido no site da sua empresa.
Aproveite e também insira o seu selo de reputação no seu site e canais oficiais!

Para isso, ainda na área da empresa, é só clicar em “Reputação - Compartilhar reputação” e copiar o código html do selo de reputação.

Olha só um exemplo de como fica no site:
Entenda mais sobre a RA Verificada, clique aqui.
Auditoria
O RA Verificada faz uma auditoria mensal da sua empresa, verificando se os canais de atendimento que você cadastrou para verificação estão ativos e sua saúde financeira está em dia.

É possível acompanhar o status da auditoria e a disponibilidade do seu selo de empresa verificada acessando esse link.

Dica: é possível analisar o relatório financeiro da auditoria em detalhes, todos os meses. Assim você ganha um controle refinado da saúde financeira da sua empresa.
Dados cadastrais
Os dados informados neste campo serão utilizados na auditoria e no contato com a sua empresa. Pelo menos 2 tipos de canais de atendimento diferentes devem ser preenchidos.  
Pesquisas com usuários
As empresas que contratarem o Plano Premium poderão conhecer melhor seus visitantes por meio de uma pesquisa realizada na Brand Page da marca!
Como funciona?
  • Antes de mais nada, é necessário que a marca entre em contato com o Reclame AQUI para solicitar a opção de fazer pesquisas, pelo e-mail: meajuda@reclameaqui.com.br
  • Não esqueça de enviar para o e-mail as perguntas da pesquisa. Vale lembrar que as perguntas são validadas por nossa equipe.
  • Serão disponibilizadas 2 pesquisas no período de até 12 meses;
  • Para cada pesquisa, é permitido incluir até 3 perguntas;
  • As empresas NÃO poderão solicitar nenhum dado pessoal no conteúdo das pesquisas.
Dica: use as pesquisas para entender, por exemplo, como se comportam os consumidores que visitam a sua marca no Reclame AQUI.
RA Trustvox
O Reclame AQUI passou a disponibilizar para as empresas que utilizam Trustvox a opção de exibir seus reviews sinceros dentro da Brand Page.

Se você é uma empresa que já possui os reviews da Trustvox, e quer exibi-los em sua página do Reclame AQUI, basta contratar qualquer um dos planos da Brand Page.

Aproveite as visitas e visualizações do Reclame AQUI para exibir todos os reviews da sua empresa!

Caso você ainda não tenha contratado a Trustvox, entre em contato com nossa equipe para ter mais informações sobre a plataforma!

Importante: se você ainda não tem reputação no Reclame AQUI ou ainda não é cadastrado no site, é necessário que a sua nota geral da Trustvox esteja a partir de 4.7 para ter uma Brand Page.
Como você pode postar?
Os seus avisos importantes, dúvidas frequentes, explicações sobre outros serviços e afins, podem ser postadas de duas formas dentro da sua Brand Page:
Restrições de reputação
Quem pode contratar a Brand Page?
Plano Iniciante:
  • Empresas com reputação Sem Índice, Ruim e Não Recomendada, Regular, Bom, Ótimo e Selo RA 1000 podem contratar o plano  Iniciante se estiverem respondendo o canal regularmente;*
  • Empresas Em análise ou com a reputação “Suspensanão podem contratar este plano.
*Empresas que possuem índice de resposta superior a 50% nas abas de 6 e/ou 12 meses.
A aba de reputação padrão do Reclame AQUI é a de 6 meses. Porém, as empresas sem índice na aba de 6 meses, mas que possuem reputação na aba de 12 meses, apresentam por padrão a aba de 12 meses e consideramos a aba de 12 meses para aplicar as regras dos planos.
O plano iniciante, pode ser adquirido de duas maneiras:
  • Se sua empresa possuir até 10 mil pageviews nos últimos 12 meses o plano pode ser comprado via check-out, diretamente com o cartão de crédito.
  • Pelo time comercial quando a empresa ultrapassar os 10 mil pageviews
Plano Avançado:
  • Empresas com reputação Regular, Bom, Ótimo e Selo RA 1000 podem contratar o plano Avançada se estiverem respondendo o canal regularmente;*
  • Empresas Ruim, Não Recomendada podem contratar o plano  se estiverem respondendo o canal regularmente*. Algumas funcionalidades**  não serão disponibilizadas publicamente até que a empresa conquiste uma das reputações: Regular, Bom, Ótimo e Selo RA1000
  • Empresa sem reputação com o selo de verificação (RA Verificada) aprovado podem usufruir de todas as funcionalidades;
  • Empresas sem reputação com o selo de verificação (RA Verificada) reprovado podem usufruir do plano Avançado porem com restrições a algumas funcionalidades **;
  • Empresas Em análise ou com a reputação “Suspensanão podem contratar este plano.
*Empresas que possuem índice de resposta superior a 50% nas abas de 6 e/ou 12 meses.
**Funcionalidades restritas para cada plano detalhada abaixo em Politica de uso
A aba de reputação padrão do Reclame AQUI é a de 6 meses. Porém, as empresas sem índice na aba de 6 meses, mas que possuem reputação na aba de 12 meses, apresentam por padrão a aba de 12 meses e consideramos a aba de 12 meses para aplicar as regras dos planos.
Plano Premium:
  • Empresas com reputação Regular, Bom, Ótimo e Selo RA1000 podem contratar todos os planos da Brand Page;
  • Empresas Ruim, Não Recomendada podem contratar o plano premium se estiverem respondendo o canal regularmente*. Algumas funcionalidades** não serão disponibilizadas publicamente até que a empresa conquiste uma das reputações: Regular, Bom, Ótimo e Selo RA1000
  • Empresa sem índice com o selo de verificação (RA Verificada) aprovado podem usufruir de todas as funcionalidades;
  • Empresas sem reputação com o produto Reviews no Reclame AQUI (RA Trustvox) com nota acima de 4.0 e com no mínimo 10 reviews nos últimos 6 meses;
  • Empresas sem reputação com o selo de verificação (RA Verificada) reprovado podem usufruir do plano Premium porem com restrições a algumas funcionalidades **;
  • Empresas Em análise ou com a reputação “Suspensanão podem contratar este plano.
*Empresas que possuem índice de resposta superior a 50% nas abas de 6 e/ou 12 meses
**Funcionalidades restritas para cada plano detalhada abaixo em Politica de uso.
A aba de reputação padrão do Reclame AQUI é a de 6 meses. Porém, as empresas sem índice na aba de 6 meses, mas que possuem reputação na aba de 12 meses, apresentam por padrão a aba de 12 meses e consideramos a aba de 12 meses para aplicar as regras dos planos.
Políticas de uso
Fique por dentro das políticas de uso da Brand Page, que tem validade durante todo o período de vigência do contrato.
1. Caso a reputação da empresa venha a ser Ruim ou Não Recomendada (baseada na aba de 6 meses, para o plano Avançado e Premium), não serão disponibilizadas algumas funcionalidades na Brand Page, e fica facultado ao Reclame AQUI o direito de cancelar o contrato sem aviso prévio por decisão unilateral; Serão elas:
2. Caso a reputação da empresa venha a ser sem reputação e não tenha o selo RA Verificada aprovado, algumas funcionalidades do plano Avançado e Premium serão restritas.
As funcionalidades retiradas no plano Premium, de acordo com o item 1, são:
  • Botão call-to-action na página da empresa;
  • Mini Cover na Página de Reclamação;
  • Botão call-to-action na Página de Reclamação;
  • Botão call-to-action no vídeo;
  • Vídeo institucional e campanha de branding;
  • Botão call-to-action nos 3 destaques de conteúdos;
  • Vitrines de Produtos.
As funcionalidades retiradas no plano Avançado, de acordo com o item 1, são:
Caso a empresa esteja com reputação Ruim ou Não Recomendada e adquirir o plano Avançado, algumas funcionalidades não estarão disponíveis até a que a reputação seja recuperada. Serão elas:
  • Mini Cover na Página de Reclamação;
  • Vídeo institucional e campanha de branding;
2.  Caso a empresa tenha a reputação sem reputação e tenha adquirido o plano Premium com base no selo de verificação e venha a perde-lo durante a vigência da contratação, o Reclame AQUI se reserva o direito de suspender as seguintes funcionalidades
As funcionalidades retiradas no plano Premium para reputações sem índice com a reprovação na auditoria do selo RA Verificada , de acordo com o item 2, são:
  • Botão call-to-action na página da empresa;
  • Mini Cover na Página de Reclamação;
  • Botão call-to-action na Página de Reclamação;
  • Botão call-to-action no vídeo;
  • Vídeo institucional e campanha de branding;
  • Botão call-to-action nos 3 destaques de conteúdos;
  • Vitrines de Produtos.
As funcionalidades retiradas no plano Avançado para reputações sem índice com a reprovação na auditoria do selo RA Verificada , de acordo com o item 2, são:
  • Mini Cover na Página de Reclamação;
  • Vídeo institucional e campanha de branding;
Ao retirarmos qualquer funcionalidade, será encaminhado um aviso para o e-mail cadastrado da empresa no Reclame AQUI (o mesmo e-mail utilizado para receber as reclamações dos consumidores).

Não será concedido qualquer abatimento ou compensação financeira no caso limitação das funcionalidades em decorrência do não atingimento dos requisitos aqui previstos.

Caso a empresa recupere os bons índices de reputação, também receberá um e-mail com um aviso sobre a recuperação das funcionalidades. Nesse caso, as funcionalidades voltam em até 24 horas.

Caso queira trocar o e-mail cadastrado no Reclame AQUI, dentro da Área da Empresa, vá em “Configurações” e depois clique em “Meus e-mails” para fazer as alterações.
3. Caso a empresa tenha contratado o plano Iniciante, Avançado e Premium e esteja respondendo o site regularmente, dentro das políticas de boas práticas e decida parar de responder o Reclame AQUI, reduzindo seu índice de resposta abaixo de 50%, o Reclame AQUI terá o direito de cancelar o contrato de forma imediata;
4. Caso a empresa venha a ficar com a reputação “Em Análise” ou “Suspensa”, durante a vigência do contrato, ocorrerá a suspensão da Brand Page até toda a situação estar solucionada,  sem prejuízo da manutenção da cobrança até a efetiva rescisão do Contrato ou recuperação da reputação mínima. Fica autorizado ao Reclame AQUI o direito de cancelar o contrato sem aviso prévio por decisão unilateral. Quando a reputação for recuperada as funcionalidades liberadas estão relacionadas às regras de cada plano contratado (Iniciante, Avançado ou Premium);
5. Empresas não cadastradas no Reclame AQUI devem se cadastrar e aderir à regra dos planos Iniciante, Avançado e Premium.
6. Todos planos pagos da RA Brand Page dão direito ao selo RA Verificada, porém, para aquisição dessa funcionalidade, a empresa precisará passar por um processo de auditoria inicial e posteriormente por novas auditorias mensais.
7. Caso a reputação da empresa venha ser sem reputação, ruim ou não recomenda no Plano Premiumnão será liberada as seguintes funcionalidades até que a empresa conquiste as reputações regular, bom , ótimo ou selo RA1000
Canais de relacionamento
  • RA Fone
  • RA Chat
  • RA Contato Privado
Não será concedido qualquer abatimento ou compensação financeira no caso limitação das funcionalidades em decorrência do não atingimento dos requisitos aqui previstos.
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Trazer a opinião dos seus clientes para dentro do Reclame AQUI pode ser um diferencial enorme para sua página. Coloque os reviews verdadeiros sobre sua empresa dentro do maior site de relação de consumo da América Latina e aproveite o tráfego que sua marca recebe para colocar experiências verdadeiras que podem ajudar no seu processo de venda.

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